Artur Lima
VPGR
Nascido em Santa Cruz – Praia da Vitória, na ilha Terceira, a 23 de maio de 1963.
Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade do Porto, pós-graduado em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra e Ortodoncia pelo Centro Europeu de Ortodoncia de Madrid e pela Fundacion Gnathos.
Foi Coordenador do Serviço de Saúde Oral do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, Representante da Ordem dos Médicos Dentistas da Região Autónoma dos Açores e membro do Concelho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (2004-2020).
Foi vereador na Câmara Municipal da Praia de Vitória (2000-2001), deputado na Assembleia Municipal da Praia da Vitória (2005-2009), vereador na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (2009-2013) e deputado na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo (2013-2016).
Foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e presidente do Grupo Parlamentar do CDS/PP (2008-2020), vice-presidente da Comissão Política Nacional e da Comissão Executiva Nacional do CDS/PP (2009-2016) e Vice-Presidente do XIII Governo dos Açores (2020 – 2024).
É Presidente do CDS/PP – Açores, desde março de 2007, e Vice-Presidente do XIV Governo dos Açores, desde 4 de março de 2024.
Flávio Tiago
DRCID
Flávio Gomes Borges Tiago, nascido em 18 de setembro de 1975, concluiu a sua Licenciatura em economia pela Faculdade de Economia na Universidade de Coimbra, seguindo-se um MBA pela Universidade dos Açores. Prosseguiu os seus estudos nas mesma universidade, onde obteve o Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais. Em 2019, defendeu o título de agregado pelo ISEG-Lisbon School of Economics and Management.
É Professor Associado com Agregação na Universidade dos Açores, presidente da Mesa da Assembleia Geral da NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, e Vogal na Assembleia Geral do PCTTER – Associação Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.
Faz parte do Board of Directors, como membro não executivo, do Atlantic International Research Centre (AIR Centre).
Entre 2018 e 2021, presidiu a Direção da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Economistas. Antes disso, de 2012 a 2015, foi Presidente do Conselho de Administração fundador do NONAGON, o primeiro Parque de Ciência e Tecnologia da Região Autónoma dos Açores.
Dirigiu também o Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais e foi Diretor dos Cursos de Gestão e Economia da Universidade dos Açores em períodos distintos entre 2011 e 2022.
Desde 2016, é investigador no ADVANCE/ISEG da Universidade de Lisboa e no CEEAplA-A/UAc-Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico.
Alexandra Vilela
ANI
Alexandra Vilela integra o Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação na qualidade de Administradora. É licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo começado em 1992 a sua experiência no âmbito dos Fundos da União Europeia no Ministério do Planeamento.
Foi perita nacional destacada na Comissão Europeia – na DG Emprego e Assuntos Sociais (FSE/Portugal), Gestora dos Eixos Prioritários «Qualificar para Modernizar a Administração Pública» (POEFDS/FSE) e «Estado Aberto – Modernizar a Administração Pública, Coordenadora da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) para a área da Inovação, Diretora da Agência Nacional para os Programas Sócrates e Leonardo da Vinci II, Gestora do PRODEPIII, Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Potencial Humano QREN 2007-2013, e também Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Capital Humano PORTUGAL 2020.
Desde 2016 (e até 2023) que era vogal da Comissão Diretiva do COMPETE2020, com responsabilidades diretas na área da Ciência e do Sistema de Incentivos ao I&DT, da Transformação Digital da Administração Publica, da Qualificação dos Trabalhadores das Empresas, das Infraestruturas de Transporte e da Auditoria.
António Ramos
S3 COP
António Sampaio Ramos apoia há 30 anos a conceção, programação e implementação de políticas públicas. A atividade profissional centrou-se em quatro áreas principais, Planeamento Regional, Ordenamento do Território, Planeamento Estratégico de Sustentabilidade Urbana, coordenação de projetos e Políticas Públicas de Coesão Nacional e Regional (com particular enfoque no ecossistema de inovação).
No processo de programação 2014-2020 e 2020-2027 em Portugal, esteve envolvido (a nível Regional e Nacional) nos processos de programação das Estratégias de Especialização Inteligente e Estratégias de Inovação, nomeadamente no papel das redes de atores no ecossistema de inovação e modelos de Governança.
Clara Gouveia
INESC TEC
Clara Gouveia é mestre e doutorada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2008 e 2015 respetivamente. É atualmente membro do Conselho de Administração do INESC TEC. Desempenhou funções como responsável de área EMS/DMS e automação de redes do Centro de Sistemas de Energia, tendo a seu cargo a definição de linhas estratégicas de atuação e angariação de financiamento a nível nacional e europeu.
O seu trabalho é dedicado à especificação, desenvolvimento e validação de soluções de gestão de energia tendo em conta a integração de recursos distribuídos (armazenamento de energia, produção dispersa, carga controlável e veículos elétricos) assim como soluções para a digitalização da rede de distribuição. Conta ainda com publicações em revistas científicas internacionais, livros e atas de conferências internacionais.
David Pina
COMISSÃO EUROPEIA
David Pina licenciou-se em Bioquímica pela Universidade de Coimbra em 1999 e concluiu o seu doutoramento em 2004 na Universidade de Salamanca, Espanha, onde estudou a estabilidade estrutural de proteínas.
Após três anos de experiência pós-doutoral, primeiro no Institut Curie em Paris e depois no Departamento de Química da Universidade de Cambridge, Reino Unido, juntou-se à Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia em 2007 como Gestor de Projetos.
Em 2009, mudou-se para a recém-criada Agência Executiva para a Investigação Europeia (REA), onde, desde então, tem estado envolvido em vários programas, incluindo as Ações Marie Curie no âmbito do FP7 e o programa “Widening Participation and Spreading Excellence” no âmbito do Horizonte 2020.
Atualmente, é Chefe de Setor no Cluster 6 do Horizonte Europa, supervisionando projetos relacionados com “Food, Bioeconomy, Natural Resources, Agriculture and Environment”.
Margarida Oliveira
ANI
Margarida Oliveira é Ponto de Contacto Nacional e Delegada Nacional ao Horizonte Europa na Agência Nacional de Inovação desde janeiro de 2021.
Atualmente acompanha o Cluster 2- Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva e o Cluster 5- Clima, Energia e Mobilidade. É ainda Ponto de Contacto Nacional para o New European Bauhaus.
Antes de assumir esta função, trabalhou mais de 3 anos como gestora de ciência, na maioria desse período no ISPA-Instituto Universitário, o que incluía apoio a candidaturas a instrumentos de financiamento de investigação de natureza vária e acompanhamento de projetos.
Trabalhou como técnica de laboratório num grupo de investigação de biologia molecular em Bruxelas e como técnica de laboratório e especialista de produto numa start-up, também na área de biologia molecular, em Wageningen.
É formada pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Biológica desde 2012.
Nuno Cruz
ISEL / OET
Nuno Cruz, doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Lisboa, é professor coordenador no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, investigador integrado no LASIGE e no grupo de investigação Future Internet Technologies do ISEL.
Com mais de 25 anos de experiência, especializa-se em inovação tecnológica, focando-se em redes de comunicação, sistemas distribuídos e cibersegurança, Temas aplicados em particular à internet das coisas, comunicações ferroviárias e sistemas de transportes inteligentes.
Coordena equipas de I&D e lidera projetos colaborativos entre academia, indústria e administração pública.
Participa ativamente na elaboração e submissão de propostas de projetos de I&D em parceria com empresas, contribuindo para a transferência tecnológica, formação profissional e desenvolvimento de produtos inovadores. Autor de diversas publicações, é reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas contribuições científicas e tecnológicas.
Patrícia Gouveia
ITI / LARSyS
PATRÍCIA GOUVEIA nasceu em Lisboa e é artista, designer, professora e curadora, com mais de vinte anos de experiência em investigação em artes, design, jogos e interação. Trabalha em artes Interativas e design, desde a década de 1990.
Na sua tese de agregação, defendida em 2023, pesquisou como os feminismos podem impulsionar e gerar mudanças na criação de tecnologias lúdicas mais sustentáveis. A sua investigação foi este ano publicada no livro Design de Jogos, Experiência Lúdica e Feminismo Especulativo (Lisbon International Press).
Brincadeiras e jogos com uma agenda mais inclusiva fez parte da investigação da sua tese de doutoramento, defendida em 2008, e, posteriormente, publicada em livro, em 2010, com o título Artes e Jogos Digitais, Estética e Design da Experiência Lúdica (Edições Universitárias Lusófonas).
É professora associada com agregação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e investigadora integrada do Instituto de Tecnologias Interativas do Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia do Instituto Superior Técnico, ambos em Lisboa.
Patrícia Gonçalves
LIP
Professora Associada com agregação nos Departamentos de Física e de Engenharia e Ciências Nucleares no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. É Investigadora no LIP, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, que tem como missão a ligação nacional ao CERN, sendo membro da Direção do LIP desde 2017 e, atualmente, a Presidente da Direção.
Durante os últimos 20 anos tem desenvolvido as suas atividades de I&D na área da Física de Astropartículas e coordenado as atividades do LIP na área do estudo do ambiente de radiação no Espaço, dos seus efeito e implicações para a exploração espacial, principalmente no âmbito de contratos com a Agência Espacial Europeia.
No Instituto Superior Técnico é responsável por cursos de Física de Partículas e a Física Nuclear e suas aplicações para os 3 ciclos de estudo do Ensino Superior – licenciatura, mestrado e doutoramento.
Silvia Santos
COMISSÃO EUROPEIA
Silvia Alvarez Santos trabalha na smart grow policy, com um foco particular na especialização inteligente, investigação e inovação, na Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia desde 2020.
Entrou na Comissão Europeia, na Direção-Geral de Investigação e Inovação (RTD) em 2008, onde tem gerido projetos de investigação e inovação no âmbito do FP7, Horizonte 2020, assim como a primeira geração de internacionalização de clusters no âmbito do programa COSME.
Anteriormente, trabalhou no Governo Regional da Galiza (Espanha), gerindo projetos da UE, e, nos primeiros anos da sua carreira, no setor das ONGs no Reino Unido.
Fábio Vieira
DRCID
Fábio A. Lourenço Vieira é casado, pai de um filho. Nasceu em 1985 em Angra do Heroísmo e vive na Ribeira Grande. Licenciado em Estudos Europeus pela Universidade de Lisboa e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores.
Ao longo de quase 20 anos de experiência profissional foi Diretor Executivo de uma start-up na área da gestão de projetos, assessor do vice-presidente do X Governo dos Açores, Responsável do Gabinete de Conteúdos e Serviços na RIAC, adjunto do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura do XI Governo dos Açores, Gestor de Projetos no Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e Técnico Superior da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, onde exerce presentemente as funções de Chefe de Divisão. Coordena, ainda, a Unidade Operacional responsável pela implementação da RIS3 Açores e o Grupo de Trabalho da área prioritária Saúde.
Foi gestor de diversos projetos no âmbito dos Programas Horizonte 2020, INTERREG Espaço Atlântico e INTERREG MAC, além de ter elaborado e gerido física e financeiramente diversas operações do Programa Operacional Açores 2020.
Possui formação especifica na área da gestão de propriedade intelectual, gestão financeira, gestão de projetos, contratação pública e em áreas de interesse para a administração pública. É co-autor de capítulos de livros e de diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais com peer-review.
Ana Cristina Moscatel
DRCID
Ana Cristina Moscatel Pereira é natural de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
É doutorada em História Insular e Atlântica, pela Universidade dos Açores, e, atualmente, técnica superior da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
É membro da Unidade Operacional de Gestão e Acompanhamento (UOGA) da RIS3 Açores, coordenando o Grupo de Trabalho (GT) da área prioritária Turismo e Património.
João Gregório
DRCID
Membro da atual Unidade Operacional de Gestão e Acompanhamento (UOGA) da RIS3 Açores e Coordenador do GTT “Agricultura e agroindústria”.
Foi Diretor de Serviços de Ciência e Tecnologia (2010-2018), membro da equipa de gestão da anterior Ris3 Açores e coordenador da equipa da DRCT/Organismo Intermédio do PO Açores 2014-2020.
Licenciado em História e Ciências Sociais (variante Ensino).
Jorge Pereira
DRCID
Jorge Parreira Esteves Pereira é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores e tem mestrado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo pela mesma Universidade.
Atualmente é técnico superior na Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, sendo, no âmbito da RIS3 Açores 2030, membro da Unidade Operacional de Gestão e Acompanhamento (UOGA) como coordenador do Grupo de Trabalho “Espaço e Ciência dos Dados”.
Sara Pavão
DRCID