ORADORES – 17/05

 

 

Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores

Artur Lima é licenciado em Medicina Dentária pela Universidade do Porto, pós-graduado em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra e em Ortodoncia pelo Centro Europeu de Ortondocia de Madrid e pela Fundacion Gnathos. Foi Coordenador do Serviço de Saúde Oral do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo. Foi Representante da Ordem dos Médicos Dentistas na Região Autónoma dos Açores e membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas de 2004 a 2020.

Foi Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores de 2008 a 2020. Foi Vereador na Câmara Municipal da Praia de Vitória de 2000 a 2001 e Deputado na Assembleia Municipal da Praia da Vitória de 2005 a 2009. Foi vereador na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo de 2009 a 2013 e Deputado na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo de 2013 a 2016. A nível partidário, é Presidente do CDS-PP/Açores desde março de 2007. Foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional e da Comissão Executiva Nacional do CDS-PP de 2009 a 2016 e é, desde 2020, Vice-Presidente da Comissão Política Nacional e da Comissão Executiva Nacional do CDS/PP.

Diretor Regional da Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores

Flávio Tiago é Professor Agregado na Universidade dos Açores desde 2006. Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade dos Açores e concluiu a agregação no ISEG – Universidade de Lisboa. É investigador convidado no Advance/CSG, ISEG e no Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico – Açores (Portugal). Foi também Presidente do Conselho de Administração Fundador do NONAGON, o primeiro parque de Ciência e Tecnologia dos Açores. Além disso, tem promovido e participado em diversos estudos e projetos com publicações em revistas internacionais de referência.

Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto

Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e Professor Emérito da Universidade do Porto

É Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal e Presidente do Painel de Avaliação Independente do Programa Eureka Eurostars.

Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e obteve o Ph.D. em Engenharia Eletrotécnica no Imperial College of Science and Technology, Reino Unido. É atualmente Fellow do IC2 Institute da Universidade do Texas em Austin e membro do High-Level Group da Plataforma Tecnológica Europeia Manufuture.

Foi Presidente do Conselho de Administração do CoLAB ForestWISE, Vice-Presidente da Agência de Inovação, Administrador Executivo da Fundação Ilídio Pinho e administrador não-executivo de três empresas de base tecnológica: Tech M5 SGPS, Fibersensing SA e Kinematix SA.

Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais

Licenciado em Economia. Desempenhou funções como economista no sector privado e participado na vida política regional, em funções partidárias, cargos eleitos e através de diversas colaborações com órgãos de comunicação social.

Chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação – DRCT

Fábio Vieira é um funcionário da Administração Pública Regional, com 15 anos de experiência em políticas publicas e fundos europeus. Atualmente coordena a Unidade Operacional da RIS3 Açores.

Gestora de Programas de Inovação na Direção de Capacitação do SNI

Ana Margarida Lopes é Gestora de Programas de Inovação na Direção de Capacitação do SNI, integrando a Comissão Executiva da ENEI 2030 e coordenando a participação da ANI em diversos projetos de Cooperação Territorial Europeia. Licenciada em Economia e Mestre em Economia e Gestão da Inovação pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Consultor de Inovação e Empreendedorismo na ANI

Américo Bento, é Consultor de Inovação e Empreendedorismo na ANI e está atualmente a frequentar o doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação na Universidade de Coimbra. Em 2023 o seu trabalho na ANI inclui funções como a ENEI 2030, Relatório Nacional de Inovação, Portal da Inovação, Interface Intelligence, Projectos Europeus e Parcerias Estratégicas e o Observatório de Inovação e Competitividade

Técnico Superior da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação – DRCT

Maria Luciana Lisboa Ananias, técnica superior da Administração Pública Regional, atualmente afeta à Direção Regional da Ciência e Tecnologia, serviço integrado na Vice-Presidência do Governo Regional, em exercício de funções de técnica superior, da carreira técnica superior.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e em História e Ciências Sociais, com Mestrado em História Insular e Atlântica, ingressou na carreira docente em 1985, tendo desempenhado funções técnico-pedagógicas, entre 1994 e 1997, no Centro de Apoio Tecnológico à Educação, e funções dirigentes, entre 1997 e 2016, no referido Centro e na Direção Regional da Ciência e Tecnologia.

Integrou, entre 2015 e 2021, enquanto elemento do grupo técnico, o Organismo Intermédio-DRCT, da Autoridade de Gestão do Programa Operacional dos Açores 2022, e, desde 2017, a Equipa de Gestão da Estratégia de Especialização Inteligente – RIS3 Açores.

Técnico Superior da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação – DRCT

Membro da Equipa de Gestão da Ris3 Açores – desde 2018;
Coordenador da equipa da DRCT/Organismo Intermédio do PO Açores 2014-2020;
Diretor de Serviços de Ciência e Tecnologia (2010-2018);
Licenciado em História e Ciências Sociais (variante Ensino).

Técnico Superior da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação – DRCT

Cristina Moscatel é técnica superior da Administração Pública Regional, afeta à Direção Regional da Ciência e Tecnologia, Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores. É doutoranda em História Insular e Atlântica, pela Universidade dos Açores, e coordena o Grupo de Trabalho da área prioritária “Turismo e Património” da RIS3 Açores 2022-2027.

Técnico Superior da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação – DRCT

Licenciado em Biologia\Geologia e Mestre em Ecologia Insular e Evolução (pré-Bolonha) pela Universidade dos Açores.
Técnico superior da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, Coordenador do Grupo de Trabalho RIS3-Açores “Espaço e Ciência de Dados”.

 

 

 

Esta é uma presença online oficial do Governo dos Açores